Estudantes da rede estadual de educação de Minas Gerais vão poder participar da olimpíada de redação, anunciada pelo vice-governador Mateus Simões nesta quinta-feira (8/5) durante a Bienal Mineira do Livro, que acontece em BH. O tema da primeira edição da competição será “Os efeitos do uso excessivo do celular pelas crianças, adolescentes e jovens.”

A olimpíada é voltada para estudantes do 5º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio das escolas estaduais, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Também está prevista a participação dos alunos da educação especial, do sistema prisional e do socioeducativo, que vão seguir orientações específicas, ainda não especificadas pelo governo. 

A redação deverá ser escrita pelos estudantes em sala de aula no dia 11 de junho. O processo de seleção vai se estender até setembro. A competição será realizada em três fases: escolar, regional e estadual. As produções dos estudantes serão organizadas em três categorias, conforme a etapa de ensino: narrativa curta, narrativa longa e dissertativo-argumentativo.

"Pela primeira vez na história, Minas Gerais terá uma olimpíada de redação para alunos do estado inteiro, em todas as regiões. Com isso, os estudantes mineiros terão a oportunidade de ter uma redação premiada, publicada e lida por milhares de pessoas. O vencedor ou vencedora receberá ainda um reconhecimento e uma premiação", afirmou Mateus Simões.

De acordo com o Governo de Minas, a ação está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e ao Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG).

Competição

Os textos serão avaliados de acordo com cada categoria textual, considerando a adequação à proposta de produção, clareza, coesão e coerência das ideias, domínio da norma padrão da língua portuguesa. Além disso, serão considerados criatividade, originalidade e aspectos linguísticos e formais da escrita.

Em caso de empate nas fases regional ou estadual, terão prioridade os textos com maior nota nos critérios de adequação à proposta, seguidos por criatividade e originalidade e, por fim, domínio da norma padrão da língua portuguesa.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Serão selecionados vencedores na etapa estadual. Os textos ganhadores vão ser publicados em uma coletânea digital. Os estudantes premiados receberão menção honrosa, assim como suas respectivas escolas e Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O edital com todas as informações ainda será publicado.

compartilhe