Deslizamento de barranco isola moradores no Aglomerado da Serra, em BH
Porção de terra cedeu durante a madrugada desta terça-feira (25/3) em razão de um vazamento do sistema de água. O caso aconteceu na Região Centro-Sul de BH
compartilhe
Siga noUm deslizamento de barranco assustou moradores da Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na madrugada desta terça-feira (25/3), uma porção de terra atingiu o o a residências, deixando moradores isolados.
A Defesa Civil de Belo Horizonte foi acionada às 3h04 para atendimento da ocorrência. O deslizamento da encosta aconteceu em um terreno vago, localizado na Rua Chaparral, e a causa provável foi um vazamento de água da Copasa.
Leia Mais
Ainda de acordo com a Defesa Civil, uma escada de o a duas residências foi atingida e cedeu, deixando moradores sem ter como sair ou entrar de suas casas. Quatro moradores foram afetados e encaminhados à casa de familiares. O órgão ofereceu ajuda humanitária aos moradores, mas eles recusaram auxílio.
Uma das casas atingidas foi a de Marcelo Barbosa, motorista de aplicativo de 38 anos. Ao Estado de Minas, ele contou que o barulho assustou os moradores da casa.
“Aconteceu eram 3 horas da manhã, a gente estava dormindo. Foram uns três barulhos que ouvimos. Na segunda vez, tive que ir ver o que estava acontecendo, fiquei preocupado”, relatou. A casa do motorista foi atingida na área da cozinha, onde uma porta de o foi atingida pelos fundos, já na Rua da agem.
Ele contou que não sabia do vazamento de água. Segundo ele, os vizinhos notaram o vazamento há uns cinco dias, mas a Copasa ainda não tinha ido resolver o problema: "Eles [equipe da Copasa] vieram cedinho porque a Defesa Civil pediu, né? Agora não tem nada vazando".
“Minha família mora aqui há mais de 40 anos, esse tipo de coisa nunca aconteceu com a gente”, relatou à reportagem. Ele e a família saíram de casa de madrugada por medo de um desabamento, mas a Defesa Civil assegurou que não há riscos e eles já voltaram para a residência.
A situação é diferente para o aposentado Mauro Lúcio dos Santos. Ele teve a casa atingida e está impossibilitado de sair. Mauro Lúcio só consegue chegar à rua com agem por uma janela de uma casa vizinha, usando uma escada de metal improvisada e com autorização dos vizinhos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Em nota, a Copasa informou que equipes estão mobilizadas para identificar o que causou o deslizamento de terra. "A Copasa esclarece que será necessário realizar uma perícia no local para identificar o que provocou a ocorrência", afirmou.
O Corpo de Bombeiros também foi acionado para atendimento, mas, ao chegar ao local, já encontrou os moradores em segurança e fora das casas.