Hospital João XXIII amplia leitos para assistência a doenças respiratórias
Maternidade Odete Valadares e Hospital Júlia Kubitschek também receberam novos leitos para reforçar atendimento na rede estadual
compartilhe
Siga noO Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, recebeu dez novos leitos de terapia intensiva. O objetivo é aumentar a assistência aos casos de doenças respiratórias, que se multiplicaram em Minas Gerais. Com a ampliação, a unidade de saúde ou a contar com 20 leitos de UTI pediátrica, o dobro da capacidade.
- BH vacina quase 60 mil pessoas contra gripe, mas está longe da meta
- Veja as cidades de Minas com mais internações por doenças respiratórias
Os leitos serão destinados, em grande parte, aos pacientes do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), que também integra o Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da rede da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e ou a contar com 16 leitos de UTI pediátrica, além de outros 12 de terapia semi-intensiva, estes últimos em funcionamento desde o início de abril.
Ao todo, o Complexo Hospitalar de Urgência a a oferecer 136 leitos de terapia intensiva e semi-intensiva, sendo 48 pediátricos e 88 destinados ao público adulto. A ação de ampliação é fruto da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Fhemig.
- Bebês e idosos lideram internações por doenças respiratórias em Minas
- Fhemig abre 110 vagas em BH para reforço no combate a doenças respiratórias
A rede também foi reforçada, nesta segunda-feira (19/5), no Hospital Júlia Kubitschek, com mais três leitos de UTI adulto, num total de sete abertos nos últimos dias, além de dez leitos de UTI neonatal que já estavam em funcionamento. Já na Maternidade Odete Valadares foram abertos dez novos leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin).
Com a chegada de novos profissionais por meio do chamamento emergencial, a expectativa é que a rede estadual disponibilize, ao todo, 54 novos leitos, ampliando o acolhimento e a resolutividade dos atendimentos à população.
Leia Mais
"A abertura desses novos leitos de UTI pediátrica reforça nosso compromisso com a assistência de qualidade e com a proteção das crianças mineiras. Estamos agindo de forma rápida e coordenada para responder ao aumento dos casos de doenças respiratórias, ampliando a estrutura hospitalar nas unidades mais estratégicas do estado”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Apoio a municípios
Além da expansão na rede hospitalar, o Governo de Minas anunciou a antecipação de mais R$ 2 milhões a 13 municípios que decretaram situação de emergência em saúde pública devido ao agravamento dos casos de SRAG. O valor corresponde à terceira parcela do financiamento estadual para o enfrentamento de doenças respiratórias e arboviroses — como dengue, chikungunya e zika.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
As cidades beneficiadas com essa nova liberação são: Caratinga, Divinópolis, Ibirité, Itabira, Lagoa Santa, Mariana, Montes Claros, Pará de Minas, Patos de Minas, São João da Ponte, São Sebastião do Paraíso, Timóteo e Vespasiano.