Internacional

África do Sul rechaça acusações de 'genocídio' contra brancos

Publicidade
Carregando...

A África do Sul não enfrenta um "genocídio" de brancos e as afirmações de que a maioria das vítimas de assassinatos em fazendas são dessa cor representam uma distorção das estatísticas, declarou o ministro de Polícia nesta sexta-feira (23).

A teoria conspiratória do genocídio é "totalmente infundada e completamente carente de provas", afirmou Senzo Mchunu, rejeitando as acusações de Donald Trump, que voltou a dizer na quarta-feira, durante conversas com o presidente Cyril Ramaphosa, que "milhares" de agricultores brancos foram assassinados. 

"Os assassinatos em fazendas sempre incluíram africanos (negros) e em maior número" que brancos, acrescentou. 

Apresentando as estatísticas trimestrais de criminalidade, indicou que dois proprietários de fazendas foram mortos entre janeiro e março de 2025, ambos negros. 

Um residente de uma fazenda, dois funcionários agrícolas e um de fazenda perderam a vida em ataques em fazendas durante o trimestre. Apenas um - o morador - era branco, disse Mchunu. 

Doze assassinatos em fazendas foram registrados entre outubro e dezembro de 2024, dos quais apenas uma vítima - um proprietário de fazenda - era branca, acrescentou o ministro. 

Durante as conversas de quarta-feira no Salão Oval, Trump mostrou um vídeo e artigos que pretendiam apoiar suas acusações de "perseguição" e que a AFP verificou, encontrando diversos erros. 

Os números registrados entre janeiro e março mostraram uma diminuição de 12% no número de assassinatos em comparação com o mesmo período do ano anterior, com 5.727 pessoas assassinadas em um país com mais de 64 milhões de habitantes. 

Isso equivale a 63 homicídios por dia, frente a mais dos 75 diários durante o ano fiscal de 2023/24, segundo números policiais. 

As vítimas são em sua maioria homens jovens negros que vivem em áreas urbanas. 

jcb/br/djb/thm/mab/eg/dd/aa

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay