Vídeo com fala de deputada norte-americana circula como se mostrasse condenação de Moraes nos EUA
Conteúdo foi visualizado mais de 900 mil vezes em redes sociais; gravação ocorreu durante debate, sem ligação com condenação do ministro naquele país
compartilhe
Siga noO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tornou-se alvo de um processo na Justiça dos Estados Unidos em fevereiro de 2025, por supostamente infringir a Primeira Emenda norte-americana ao ordenar que a plataforma de rede social Rumble removesse perfis acusados de propagar desinformação. Neste contexto, um vídeo foi visualizado mais de 900 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse o ministro sendo condenado em um tribunal dos EUA. Mas a gravação mostra a fala de uma deputada norte-americana durante um debate, e não há notícia sobre condenação do ministro no país.
'Alexandre de Moráis é condenado por corte dos Estados Unidos', diz texto sobreposto a um vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.
Na gravação, uma mulher faz um discurso em inglês criticando Moraes e afirma que ele estaria restringindo a liberdade de expressão dos brasileiros.
Em fevereiro de 2025, a Trump Media & Technology Group, empresa de mídia e tecnologia de Donald Trump, e a plataforma de vídeos Rumble entraram com uma ação em um tribunal dos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes por suposta violação da soberania norte-americana.
As empresas acusam o magistrado de infringir a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos ao determinar a remoção de perfis e contas de influenciadores brasileiros por disseminação de desinformação.
Vídeo de Lula em evento de construção é incorretamente relacionado a entrega de casa cinematográfica
Em fevereiro de 2025, Moraes também determinou um prazo para que o Rumble indicasse um representante para atuar no Brasil. A empresa, porém, não acatou a decisão. Como resultado, o ministro determinou a suspensão da plataforma no país.
A equipe de checagem do Comprova, projeto de verificação colaborativo do qual o AFP Checamos faz parte, realizou buscas por palavras-chave no Google e no YouTube, que levaram à gravação original, publicada pela deputada norte-americana Maria Elvira Salazar em 7 de maio de 2024.
Na ocasião, a parlamentar fez um discurso crítico a Moraes durante uma audiência da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. O debate ocorreu para apresentar relatos de supostas ameaças à democracia, perseguição política e censura no Brasil.
Em seu discurso, a deputada afirmou que o ministro estaria restringindo a liberdade de expressão dos brasileiros. 'Não sabemos se o Sr. Moraes é um socialista (...), mas sabemos que ele está cerceando um dos direitos fundamentais de uma democracia, que é a liberdade de expressão', disse a deputada republicana.
Na ocasião, foram ouvidas figuras como o jornalista Michael Shellenberger e o empresário Paulo Figueiredo. Os parlamentares Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG) também estavam presentes. A íntegra da audiência pode ser consultada no canal do YouTube da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Vídeo em que Gilmar Mendes diz não haver tentativa de golpe é de 2023 e contraria falas recentes
Procurada pelo Comprova, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que vai atuar na ação movida pelas empresas contra Moraes e que a defesa será realizada em parceria com um escritório internacional, com competência para atuar na justiça norte-americana. 'Como previsto na legislação brasileira que disciplina a representação judicial no exterior. A pedido do STF, a AGU já iniciou as tratativas para atuação jurídica no caso'.
A AGU informou ainda que, até o momento, 'não houve notificação do Brasil ou do Ministro Moraes para apresentar defesa. A pedido do STF, a AGU seguirá monitorando o andamento do processo'.
A fala de Maria Elvira em maio do ano ado também repercutiu em meios de comunicação brasileiros (1, 2).
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Este texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Estadão. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.
Referências
- Vídeo publicado no YouTube com a fala de Maria Elvira Salazar
- Perfil de Maria Elvira Salazar
- Íntegra da audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos
- Repercussão do discurso da deputada norte-americana na mídia brasileira (1, 2)