OPERAÇÃO DI@NA

Homem que ameaçou deputadas mineiras é condenado a quase 13 anos de prisão

Homem que morava em Pernambuco foi preso em maio de 2024 e usava diversos perfis para a prática de crimes

Publicidade
Carregando...

O homem que ameaçou de estupro e morte as deputadas estaduais Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (Psol) e Lohanna França (PV) foi condenado por crimes cibernéticos, incluindo ameaças, a 12 anos e nove meses de prisão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

A investigação realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apontou que o homem, preso em maio de 2024, utilizava diversos perfis falsos para praticar crimes, incluindo veiculação de simbologia nazista, corrupção de menores, entre outros.

Beatriz Cerqueira afirmou que há responsabilidade dos parlamentares ligados à extrema-direita na propagação da misoginia e violência política. "Eu sou objeto de de atenção em quantos perfis de homens que estão na política. Eles me colocam no perfil deles para angariar esse ódio às mulheres. Então, falta que dentro do parlamento exista um limite bem claro do que não se pode fazer. O ódio à mulher não é um direito de opinião do parlamentar que precisa estar protegido por imunidade", declarou. 

Após a ação, chamada de Operação Di@na, o homem foi trazido a Minas de avião para ser levado à Penitenciária José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O homem fazia parte de fóruns de internet,  denominados "chans". Neste ambiente virtual, os  grupos planejavam e executavam ameaças, publicavam mensagens de violência contra mulheres, pornografia infantil e outras.

Foram recolhidos computadores e celulares na casa do homem e de outros investigados, entre eles o líder do grupo, que utilizava os apelidos "Leon" e "Grow".

Tópicos relacionados:

almg ameaca deputadas minas-gerais

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

e sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os os para a recuperação de senha:

Faça a sua

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay