
Nutrição, o manejo do estresse, os relacionamentos saudáveis, as substâncias não-tóxicas, a atividade física e o sono de qualidade estão entre os pilares da especialidade
Adonyig/pixabayIniciada em 2004 na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, uma nova especialidade médica vem ganhando espaço entre os brasileiros: a medicina do estilo de vida (MEV), uma abordagem que considera a saúde uma condição diretamente relacionada aos costumes do paciente.
Os adeptos acreditam que as doenças surgem quando suas práticas vão contra as necessidades do corpo, e buscam reverter esse quadro. A metodologia adota intervenções terapêuticas, relacionadas ao cotidiano, para tratar e prevenir enfermidades diversas. Em resumo, a MEV prega o bem-estar a partir de comportamentos saudáveis.
O movimento surgiu da busca por um sistema de saúde diferenciado e sustentável, mas ancorado em estudos científicos e evidências. Também em 2004, foi fundado o American College of Lifestyle Medicine (ACLM), primeira sociedade especializada em MEV do mundo, que atualmente conta com mais de 6 mil membros.
Utiliza-se técnicas motivacionais para abordar sistematicamente os seis pilares fundamentais da saúde (manejo do estresse, substâncias tóxicas, relacionamentos saudáveis, nutrição, atividade física e sono), desenvolvendo uma relação de parceria entre médico e paciente, juntamente ao apoio da família, de uma equipe interdisciplinar e da comunidade com o objetivo de transformar positivamente o estilo de vida e a saúde. O paciente se torna cada vez mais informado e ativo no processo de transformação da sua saúde”, explica a instituição.
“Nosso propósito é ajudar um maior número de mulheres a ter informações de qualidade, baseadas no que há de mais avançado no conhecimento científico atual, de maneira ível e de fácil compreensão, compartilhando nossa experiência”, informa a idealizadora Zilá.

Clínica Zila Abdala (E), psiquiatra Kátia Pegos (C) e a ginecologista e obstetra Nárcia Vilaça. Elas se uniram no projeto Tríade Rosa para falar sobre saúde feminina e expandir a medicina do estilo de vida
Tríade Rosa/DivulgaçãoInspiração
Muito mais do que não estar doente

capa do livro "Uma jornada de vida melhor: medicina de estilo de vida e a saúde da mulher"
Evite confusão
* Estagiária sob a supervisão da editora Crislaine Neves
*Para comentar, faça seu ou assine