Câmara pede suspensão por 6 meses do mandato de Gilvan da Federal
Pedido ocorreu após a corregedoria da Casa entender que o parlamentar ofendeu a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
compartilhe
Siga noA Mesa Diretora da Câmara dos Deputados encaminhou ao Conselho de Ética um pedido de suspensão cautelar do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por seis meses, após a Corregedoria da Casa compreender que o parlamentar ofendeu a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O Correio tentou contato com a equipe de Gilvan e aguarda uma manifestação sobre o caso.
- Quem é Gilvan da Federal, que desejou a morte de Lula
- Deputado pede desculpas por desejar a morte de Lula
- Alcolumbre avalia pedir cassação de Gayer por fala sobre "trisal" com Gleisi
A ofensa, no entendimento da corregedoria (veja o documento), foi proferida por Gilvan da Federal durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na última terça-feira (29/4). Gleisi Hoffmann é deputada federal licenciada pelo PT do Paraná.
Leia Mais
Segundo a representação, o deputado associou a ministra ao apelido de "amante". Gilvan da Federal teria afirmado que a pessoa com esse apelido devia “ser uma prostituta do caramba”.
O documento da Mesa Diretora será agora analisado pelo Conselho de Ética da Câmara em até três dias úteis. Caso o colegiado não se manifeste nesse prazo, a matéria será encaminhada para deliberação do Plenário da Casa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Tanto o deputado Gilvan quanto a Mesa Diretora têm a possibilidade de recorrer de uma eventual decisão do Conselho de Ética.