
O Janeiro Branco foi instituído por um grupo de psicólogos mineiros em 2014, movimento marcado por reflexões e planejamentos profissionais e pessoais e objetiva conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental
Rosy/PixabayLeia também: Mídias sociais impactam a saúde mental e provocam distorção da autoimagem.
Janeiro Branco: ação de psicólogos mineiros

Psicóloga da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Luana Nogueira Ferrari, diz que ao longo da vida, todos podem ser afetados por problemas de instabilidade emocional de menor ou maior gravidade
Arquivo PessoalPandemia intensificou a introspeção e promoveu a solitude
Dicas para lidar com a ansiedade e o estresse

Uma atitude preciosa para cuidar da saúde mental é criar, conscientemente, ações prazerosas no seu dia a dia
Tumisu/Pixabay- Crie momentos prazerosos: reclamar é clamar duas vezes. Aprenda a não murmurar e a praticar a gratidão. Para isso, vire o jogo e comece a criar, conscientemente, ações prazerosas no seu dia a dia. Desfrute do que gosta, seja uma boa xícara de chá ou uma conversa, aproveite o sol e procure encontrar a felicidade nas pequenas coisas ao seu redor.
- Pratique o autoconhecimento: para alcançar o equilíbrio emocional é fundamental praticar o autoconhecimento. A saúde mental também está nos detalhes. É preciso se conhecer até para entender o que gosta, o que lhe faz bem. Como esse processo está ligado à autoestima, entenda as suas limitações para, então, fortalecer as qualidades.
- Conecte-se com as pessoas: nada melhor do que colecionar bons momentos com outras pessoas, seja com um amigo, familiar ou mesmo com novas amizades. Cerque-se de pessoas agradáveis e positivas. Esteja preparado para novas oportunidades que a vida lhe oferece, conheça lugares novos e novas pessoas.
- Cuide da sua saúde física: cuidar da saúde física é fundamental para manter todo o organismo em equilíbrio, assim como as emoções. Portanto, procure praticar exercícios físicos, mantenha-se hidratado, faça refeições balanceadas e tenha uma boa noite de sono.
- Exercite a sua mente: procure preencher sua mente de coisas boas. Normalmente, tendemos a criar pensamentos negativos quando estamos desanimados ou sem praticar atividades que exercitem a mente — como assistir às aulas ou trabalhar.
- Aguce a espiritualidade: a espiritualidade pode estar na conexão com a natureza, com uma fonte de energia. Ela pode ser uma grande aliada na busca da paz interior e do equilíbrio emocional.
*Para comentar, faça seu ou assine